Governo de Uirapuru realiza mais de 350 exames gratuitos de PSA para prevenir o câncer de próstata e de TSH para avaliar possíveis problemas na tireoide

O Governo de Uirapuru, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou gratuitamente 350 exames de PSA e de TSH para tireoide nesta última sexta-feira (26). A ação faz parte da campanha Novembro Azul que incentiva ações voltadas à conscientização e a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata. As amostras de sangue foram colhidas no Centro de Saúde Unidade e na Unidade de Saúde da Vila Sertaneja das 07h às 10h30 da manhã e ao final os pacientes receberam um lanche especial.

O prefeito Elivan Carreiro juntamente com a primeira-dama Maylane Akíria recepcionaram todas as pessoas desde o início da manhã sempre orientando e ajudando na organização para a realização do exame.

“Nossa gestão tem investido na promoção da saúde e hoje fiz questão de receber todas as pessoas que vieram ao Centro de Saúde realizar o exame. O PSA é uma importante ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata e vamos continuar a realizar ações voltadas para a saúde dos homens e mulheres do nosso município”, comentou o prefeito Elivan Carreiro.

O secretário Fábio Barbosa destacou que o câncer de próstata é o segundo caso de doença mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. “O maior fator de risco é a idade avançada. Nove em dez casos diagnosticados são em homens com mais de 55 anos de idade. Outros fatores de risco são o histórico familiar, o sobrepeso e obesidade. Por isso, essa ação da secretaria de saúde é tão importante para conseguirmos diagnosticar e encaminhar possíveis casos precocemente”, salientou Fábio.